Pular para o conteúdo principal

O Fim do Primeiro!

  Começo, hoje, pedindo desculpas. Não só em meu nome, bem como, em nome de todos os integrantes da minha equipe.
  Alguns meses atrás, começamos este projeto, e, como parte dele, devíamos ter feito uma última publicação, na qual abordaríamos o resultado final de todo o nosso esforço e dedicação. No entanto, falhamos nessa etapa. E, é por esse motivo que eu estou aqui escrevendo a vocês, que nos acompanharam e esperaram um fim.
  Esse texto, não apenas servirá para redimir nosso erro, mas para finalmente mostrar o nosso rendimento. Então, peço que leia até o final, para que possamos finalmente ter apenas recordações desse projeto, encerrando-o com uma chave de conquista.
  No dia 29 de novembro de 2017, como previsto em nosso Plano de Trabalho, realizamos a apresentação, avaliação dos requisitos e entrega do nosso projeto finalizado, durante a aula da matéria de Física A - Prática, em laboratório, com a presença do professor, mestre e avaliador Targino Amorim, a monitora Flora Araújo Valverde, assim como, e, também com presença dos demais alunos.
  Após nos apresentarmos, mostrando nossas ideias, cada passo dado e cada conhecimento adquirido durante os 2 meses e meio, o professor com o auxílio da monitora, avaliou e testou nossa ponte. E, para a satisfação e projeção dos nossos esforços, ela estava lá, inteira e o sistema funcionando perfeitamente. Sim amigos, a nossa ponte levantou!
  A alegria foi tamanha que eu estava tremendo ao final de tudo, e creio que todos os meus colegas, não só os da minha equipe, mas toda a turma, também estavam felizes. Pois a final, independente do resultado físico (jamais tirando a importância do mesmo), toda a classe pode trabalhar e desenvolver o conhecimento de forma conjunta, um dando apoio e ensinando ao outro naquilo que era melhor. E, é isso que verdadeiramente será levado para nossa vida.
  Como tudo é aprendizado, e a cada segundo estávamos desenvolvendo nosso intelecto com a ajuda e ensinamentos do nosso professor, não poderia faltar o feedback do mesmo. Então ele fez um discurso, não só nos parabenizando, mas ainda nos ensinado e mostrando os pontos que ainda devemos desenvolver.
  Como equipe, um ótimo grupo, tivemos os altos e baixos, e deixamos passar pelo caminho alguns pontos importantes, a ponte poderia ter sido bem mais cuidadosamente montada, deixando-a mais bonita, bem como a sua estrutura de apoio mais bem trabalhada. Sendo assim uma boa aparência para uma bela primeira impressão também contam pontos.
Então lá estávamos, ainda aprendendo.
  E, assim, eu, em nome de toda a equipe agradeço a todos que estiveram conosco nos ajudando a desenvolver o trabalho e enfrentar os desafios. A experiencia foi gratificante, e levaremos o mais importante, conhecimento e o trabalho em equipe, sempre conosco, sabendo que vão nos auxiliar em projetos futuros.

Obrigada!

*A SEGUIR IMAGENS E VÍDEO DO PROJETO FINALIZADO

Clique para assistir ao  VÍDEO DO PROJETO !

Ponte de macarrão finalizada.
Ponte de macarrão interligada a sistema de levantamento, sobre apoio de madeira.

Publicado por Ariely Santana Oliveira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo da Treliça

Para que a  construção da ponte pênsil de macarrão tenha êxito, é necessário o cálculo da Treliça, o qual é embasado nas Leis de Newton e no assunto Vetores. Dessa forma, conseguimos calcular as forças que são exercidas em cada parte da ponte por meio da fórmula de decomposição de vetores citadas na postagem anterior.    A partir desses resultados, podemos descobrir qual parte da treliça sofre compressão e tração, visto que, se o resultado da força deu negativo, significa que aquele membro sofre uma compressão, todavia, se deu resultado positivo, o membro sofre tração. Por meio da fórmula da 2 lei de Newton e adotando a gravidade como 9,79m / s 2 descobrimos que a força exercida na ponte é aproximadamente 49N. Baseado nesse resultado, calculamos as forças dos membros das treliças e além disso, pelo fato de que a nossa ponte é simétrica, as laterais têm a mesma força, o que facilitou na execução dos cálculos, como podemos observar nos cálculos a seguir:  ...

Aplicação de Torque no Projeto

Torque é o ato de girar ou torcer um corpo em torno de um eixo de rotação, através de uma força aplicada, fazendo com que o objeto ganhe aceleração angular. Sendo uma medida vetorial, o sentido do torque vai de acordo com o sentido da força no eixo. Se a força F é exercida em um ponto dado pela  posição d em relação ao eixo, o torque é dado pela seguinte fórmula: Imagem retirada da internet Para saber se o torque é positivo ou negativo, estuda-se o sentido desse. Se o sentido da força aplicada for horário, o torque será negativo, caso seja anti-horário, o troque será positivo. Como demonstrado na figura a seguir: Imagem retirada da internet Para a nosso projeto, essa teoria será aplicada no contrapeso, que tem tamanha importância na parte mecânica da ponte pênsil, já que, a força peso aplicada gera um torque sobre o eixo e facilita a suspensão da estrutura, diminuindo o esforço do motor. Enquanto na montagem do motor, utilizaremos esse parâmetro no intuído d...

Plano de Trabalho

As pessoas, durante toda a vida, são submetidas a prazos, seja, na escola, na universidade, no trabalho e, até em situações pessoais. Em todos os casos, sempre há uma atividade que precisa ser cumprida durante um intervalo de tempo que foi previamente estabelecido. Sendo assim, para a realização de um projeto, isto não é diferente e, com o intuito de efetivar a dilação estabelecida pelo nosso professor orientador Targino Amorim, preparamos um plano de trabalho que nos dará a possibilidade de visualizar de forma expansiva o que estamos executando e o que falta ser realizado para finalizar com êxito a construção da nossa ponte pênsil. Contudo, não podíamos deixar vocês de fora. E, por este motivo, decidimos postar o nosso cronograma de atividades (disposto a seguir na Tabela 1), para que assim todos possam nos acompanhar durante o andamento do projeto e não perder nada do que estará sendo feito. Quem sabe, nos acompanhando, vocês também não conseguem montar sua ponte? *Clique em cima d...