Pular para o conteúdo principal

Aplicação de Torque no Projeto

Torque é o ato de girar ou torcer um corpo em torno de um eixo de rotação, através de uma força aplicada, fazendo com que o objeto ganhe aceleração angular. Sendo uma medida vetorial, o sentido do torque vai de acordo com o sentido da força no eixo.
Se a força F é exercida em um ponto dado pela  posição d em relação ao eixo, o torque é dado pela seguinte fórmula:
Imagem retirada da internet

Para saber se o torque é positivo ou negativo, estuda-se o sentido desse. Se o sentido da força aplicada for horário, o torque será negativo, caso seja anti-horário, o troque será positivo. Como demonstrado na figura a seguir:



Imagem retirada da internet


Para a nosso projeto, essa teoria será aplicada no contrapeso, que tem tamanha importância na parte mecânica da ponte pênsil, já que, a força peso aplicada gera um torque sobre o eixo e facilita a suspensão da estrutura, diminuindo o esforço do motor. Enquanto na montagem do motor, utilizaremos esse parâmetro no intuído de diminuir o torque sofrido por esse, para isso, construiu-se um sistema envolvendo uma polia menor e uma maior interligadas por um anel oring. 

 Publicado por: Maria Luisa Oliveira dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo da Treliça

Para que a  construção da ponte pênsil de macarrão tenha êxito, é necessário o cálculo da Treliça, o qual é embasado nas Leis de Newton e no assunto Vetores. Dessa forma, conseguimos calcular as forças que são exercidas em cada parte da ponte por meio da fórmula de decomposição de vetores citadas na postagem anterior.    A partir desses resultados, podemos descobrir qual parte da treliça sofre compressão e tração, visto que, se o resultado da força deu negativo, significa que aquele membro sofre uma compressão, todavia, se deu resultado positivo, o membro sofre tração. Por meio da fórmula da 2 lei de Newton e adotando a gravidade como 9,79m / s 2 descobrimos que a força exercida na ponte é aproximadamente 49N. Baseado nesse resultado, calculamos as forças dos membros das treliças e além disso, pelo fato de que a nossa ponte é simétrica, as laterais têm a mesma força, o que facilitou na execução dos cálculos, como podemos observar nos cálculos a seguir:  ...

Plano de Trabalho

As pessoas, durante toda a vida, são submetidas a prazos, seja, na escola, na universidade, no trabalho e, até em situações pessoais. Em todos os casos, sempre há uma atividade que precisa ser cumprida durante um intervalo de tempo que foi previamente estabelecido. Sendo assim, para a realização de um projeto, isto não é diferente e, com o intuito de efetivar a dilação estabelecida pelo nosso professor orientador Targino Amorim, preparamos um plano de trabalho que nos dará a possibilidade de visualizar de forma expansiva o que estamos executando e o que falta ser realizado para finalizar com êxito a construção da nossa ponte pênsil. Contudo, não podíamos deixar vocês de fora. E, por este motivo, decidimos postar o nosso cronograma de atividades (disposto a seguir na Tabela 1), para que assim todos possam nos acompanhar durante o andamento do projeto e não perder nada do que estará sendo feito. Quem sabe, nos acompanhando, vocês também não conseguem montar sua ponte? *Clique em cima d...