Pular para o conteúdo principal

Introdução ao Projeto

O projeto de física A tem como principal desafio a construção de uma ponte pênsil treliçada que deverá ser suspensa a partir de polias e correias que estarão ligadas a um motor de micro-ondas de 220 V com fios de conexão, terminais, tomada e interruptor do tipo push button, além disso será posto um contrapeso ajustável para a compensação do peso da ponte junto a um determinado peso que será posto de 5 kg, no qual é o peso em que a ponte deverá suportar. 
Neste projeto terá como especificações a ponte e o tabuleiro, serem feitos de macarrão com a numeração 7 ou 8, em que toda estrutura terá de ter a altura máxima de 400 mm e a largura máxima de 150 mm, em que os apoios tanto o de 1º gênero quanto o de 2º gênero dessa estrutura, terão de ser feitos de alumínio, ademais, para a fixar os nós serão utilizados cola quente e araldite, e por fim toda ponte terá de ser revestida com verniz incolor.
Para o melhor entendimento do projeto segue abaixo, na Imagem 1, a ilustração da ponte, segundo o edital fornecido pelo orientador Targino Amorim, que tem como objetivo demonstrar as principais características da estrutura.

                                                      Imagem 1: lustração da Ponte Treliçada de Macarrão.


Publicado por Mariana Araújo de Assis Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação de Torque no Projeto

Torque é o ato de girar ou torcer um corpo em torno de um eixo de rotação, através de uma força aplicada, fazendo com que o objeto ganhe aceleração angular. Sendo uma medida vetorial, o sentido do torque vai de acordo com o sentido da força no eixo. Se a força F é exercida em um ponto dado pela  posição d em relação ao eixo, o torque é dado pela seguinte fórmula: Imagem retirada da internet Para saber se o torque é positivo ou negativo, estuda-se o sentido desse. Se o sentido da força aplicada for horário, o torque será negativo, caso seja anti-horário, o troque será positivo. Como demonstrado na figura a seguir: Imagem retirada da internet Para a nosso projeto, essa teoria será aplicada no contrapeso, que tem tamanha importância na parte mecânica da ponte pênsil, já que, a força peso aplicada gera um torque sobre o eixo e facilita a suspensão da estrutura, diminuindo o esforço do motor. Enquanto na montagem do motor, utilizaremos esse parâmetro no intuído de di

Cálculo da Treliça

Para que a  construção da ponte pênsil de macarrão tenha êxito, é necessário o cálculo da Treliça, o qual é embasado nas Leis de Newton e no assunto Vetores. Dessa forma, conseguimos calcular as forças que são exercidas em cada parte da ponte por meio da fórmula de decomposição de vetores citadas na postagem anterior.    A partir desses resultados, podemos descobrir qual parte da treliça sofre compressão e tração, visto que, se o resultado da força deu negativo, significa que aquele membro sofre uma compressão, todavia, se deu resultado positivo, o membro sofre tração. Por meio da fórmula da 2 lei de Newton e adotando a gravidade como 9,79m / s 2 descobrimos que a força exercida na ponte é aproximadamente 49N. Baseado nesse resultado, calculamos as forças dos membros das treliças e além disso, pelo fato de que a nossa ponte é simétrica, as laterais têm a mesma força, o que facilitou na execução dos cálculos, como podemos observar nos cálculos a seguir:  Fonte: Própri

Vídeo do modelo em 3D da ponte pênsil

Através dos cálculos feitos pela equipe e apresentado na postagem anterior chegou-se em um denominador comum de que esta seria a melhor treliça para esse tipo de ponte com material de macarrão, pois precisaríamos da força que o material mais suporta, que seria a tração. Com 500mm de comprimento, será um desafio fazer com que a ponte feita apenas com macarrão suporte 5Kg. Com treliças formadas por triângulos em sua maioria retângulos com 30°, terá que ter uma massa inferior a 500g. Arquitetado pelo programa SketchUp 2017, o modelo foi projetado minuciosamente para que se possa ter uma visualização do esperado. Este modelo também serve para fazer o planejamento da montagem e possa decidir a melhor forma de iniciar sem ter grandes imprevistos. Essa visualização nos permite ver quais pontos são importantes e precisam mais de cola, pelo fato de ter uma ação maior de compressão ou tração. Estudado da melhor forma possível a ponte finalizará com êxito atendendo a todos os critérios.